Educação

Natpsi da Unifan faz balanço positivo de suas atividades no ano de 2021

Com o registro de casos do coronavírus no Brasil, nos anos de 2020/ 2021 o Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico da Unifan concentrou forças no atendimento especializado na Pandemia

A preocupação do departamento sempre foi manter uma das mais citadas e reconhecidas características da Unifan por seu público: o acolhimento. No âmbito Psicológico, a procura aumentou em 50% em 2020, em 65% no inicio de 2021, em 100%, a partir de setembro de 2021.
“É interessante pontuar que na pandemia o apoio emocional relacionado ao luto (no sentido literal e/ou relacionado às muitas perdas causadas pela COVID-19), bem como transtornos de humor e de ansiedade, foi predominante, na busca pelo Apoio psicológico Natpsi”, ressalta a coordenadora do Núcleo, professora Cleucydia Lima da Costa.
Ainda segundo a docente, no âmbito psicopedagógico, quantitativamente houve pouca diferença entre o número de pessoas atendidas de 2019 a 2021. Contudo, a “queixa principal” das pessoas que procuraram o atendimento psicopedagógico no Natpsi durante a pandemia se modificou de dificuldades de aprendizagem propriamente ditas, para problemas em função de perda de memória, dificuldades de concentração e dificuldades no processamento de informação.
Pautado nas recomendações das autoridades sanitárias, bem como os memorandos da Unifan, quanto aos “Protocolos Anti-Covid”, de março de 2020 a agosto de 2021, o atendimento massoterapêutico foi cancelado. A partir de Setembro de 2021, porém, tal subsídio passou a acontecer (com todo esmero em função da pandemia) tanto no Departamento (especialmente aos colaboradores e às colaboradoras), quanto em atividades externas.
“Principalmente no decorrer do 2º semestre de 2021, foi comum acolher, em caráter emergencial, por assim dizer, estudantes com mal estar físico emocional e/ou psicossomático na portado Departamento. Reitera-se que sempre que um possível a 1ª acolhida era feita por nós, porém antes de algumas vezes encaminhar o estudante à coordenação de seu curso, por exemplo, já aconteceu de contarmos com a ajuda de colegas do laboratório (ICS – Instituto Ciências da Saúde) para verificação de pressão arterial e até mesmo em atendimentos de primeiros socorros”, acrescenta a coordenadora.
Cleucydia Costa afirma ainda que em acordo com a Reitoria e Pró-Reitorias Acadêmica e de Desenvolvimento, para o próximo ano está prevista a ampliação da equipe Natpsi, bem como aprimoramento de suas dependências físicas para um melhor acolhimento.
O Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico da Unifan foi fundado oficialmente no dia 05 de novembro de 2007. O Natpsi tem como principal objetivo oferecer apoio psicológico, psicopedagógico, pedagógico e massoterapêutico aos estudantes e colaboradores vinculados ao Centro Universitário Alfredo Nasser, além de participar de atividades científicas, culturais e de extensão promovidas pela IES. Por ser uma referência em subsídio emocional à comunidade interna da Unifan, é comum que a comunidade externa também o procure em busca de atendimento.

Related Articles