Alego

Deputados que integram a Comissão de Cultura da Alego aprovaram 11 projetos na reunião desta quarta-feira,20

Sob o comando do deputado Fred Rodrigues (DC), a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 20, para apreciação de projetos pertinentes à temática. Durante o sétimo encontro do colegiado, onze proposituras aptas à votação foram aprovadas e seguem para o Plenário, onde serão analisadas em duas fases.

Em destaque, o projeto de lei nº 1000/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que confere ao município de Taquaral o Título de Capital da Moda Íntima do Estado de Goiás, recebeu sinal verde do colegiado. A matéria foi relatada pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), com parecer favorável.

“Atualmente, a cidade de Taquaral conta com um número estimado de 186 empresas, entre pequenas e médias, sendo que, juntas, geram cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos”, pontua o autor da proposta, em sua justificativa, com a afirmativa de que as indústrias do local movimentam cerca de R$115.000.000 por ano. O município conta, ainda, de acordo com a propositura, com um Colégio Tecnológico de Moda Íntima, para treinamento e capacitação de mão de obra no setor.

Sebba também é autor do projeto nº 901/23, também aprovado na Comissão de Cultura, Esporte e Lazer. Relatada pelo deputado Talles Barreto (UB), a matéria dispõe sobre o reconhecimento do município de Itauçu como Capital Goiana do Salgado.

O Título de Capital Goiana da Chica Doida, conferido ao município de Quirinópolis, também passou pelo crivo dos deputados, membros do colegiado. O tema é proposto no projeto nº 1249/23, assinado pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL) e relatado pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos). E ainda: o Título de “Capital da Fé Cristã” ao município de Cristianópolis, proposto por Cairo Salim (PSD), por meio da matéria nº 447/23.

Outra propositura de destaque, com aval do colegiado, protocolada sob o nº 904/23, institui, em Goiás, o mês “Agosto Branco”, dedicado à prevenção e combate ao câncer de pulmão. O projeto recebeu parecer favorável de seu relator, deputado Talles Barreto (UB).

Também relatado por Barreto, o projeto de lei nº 1076/23, de autoria do deputado Issy Quinan, também avança ao Plenário. A proposta dispõe sobre o reconhecimento da Estação Ferroviária de Bonfinópolis, situada no município, como Patrimônio Histórico e Cultural Goiano.

Virmondes Cruvinel (UB), por sua vez, é autor da propositura nº 453/23, cujo parecer favorável de Talles Barreto também foi acatado pelo colegiado. A matéria dispõe sobre o reconhecimento do bem imaterial à Festa do Galho de Aragoiânia, como Patrimônio Cultural Goiano.

Inclusões no Calendário Cívico e Cultural

Foram aprovadas, ainda, no encontro, matérias que visam incluir eventos goianos no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB). São elas: nº 1011/23, relatada pelo deputado Ricardo Quirino, voltada às Cavalhadas da cidade Goiás; nº 934/23, relatada por Talles Barreto, voltada às Cavalhadas de Corumbá de Goiás; nº 933/23, relatada por Quirino, que diz respeito às Cavalhadas de Luziânia; e nº 935/23, também relatada por Quirino, voltada às Cavalhadas de Posse.

Distribuição de matérias

Também foram distribuídos à relatoria, durante o encontro, os seguintes projetos:
– 1760/23 – Autor: Deputado Bruno Peixoto – Dá denominação ao próprio público que especifica (Escola Estadual Jardim Novo Mundo – João Afonso Sobrinho, em Goiânia).

– 1758/23 – Autor: Deputado Bruno Peixoto – Inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o evento Action, realizado em Goiânia.

– 1757/23 – Autor: Deputado Bruno Peixoto – Inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa de Nossa Senhora da Piedade, no município de Bela Vista de Goiás.

– 1755/23 – Autor: Deputado Bruno Peixoto – Dispõe sobre o reconhecimento do bem que especifica como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano (Festa de Santa Maria Eterna, no município de Petrolina de Goiás).
– 1753/23 – Autor: Deputado Bruno Peixoto – Inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa de São Luiz Gonzaga, no município de São Luiz dos Montes Belos.

– 1752/23 – Autor: Deputado Bruno Peixoto – Inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida de Goiânia.

– 1750/23 – Autor: Deputado Bruno Peixoto – Inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa Bom Jesus da Lapa, no município de Anápolis.

– 1560/23 – Autor: Deputado Gustavo Sebba – Confere ao município de Anhanguera o Título de Capital do Limão Taiti do Estado de Goiás.

– 1493/23 – Autor: Deputado Delegado Eduardo Prado – Dispõe sobre o registro do bem imaterial que especifica como Patrimônio Cultural Goiano (a Cavalgada Ecológica, realizada no município de Córrego Do Ouro).

– 1489/23 – Autor: Deputado Issy Quinan – Denomina como “Deputado Iso Moreira” a rodovia GO-236, situada entre os municípios de Flores de Goiás e Alvorada do Norte.

– 1469/23 – Autor: Deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre o reconhecimento da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano.

–  1464/23 – Autor: Deputado Delegado Eduardo Prado – Dispõe sobre o registro do bem imaterial que especifica como Patrimônio Cultural Goiano (a Cavalgada De Sant’ana, realizada no município de Uruaçu).

– 1275/23 – Autor: Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui, no Calendário Oficial Esportivo do Estado de Goiás, a Copa Pequi Leagues de Futebol Amador.

– 1194/23 – Autor: Deputado Delegado Eduardo Prado – Dispõe sobre o registro do bem imaterial que especifica como Patrimônio Cultural Goiano (Feira do Troca do Distrito de Olhos D’água, no município de Alexânia).

–  1693/23 – Autor: Deputado Delegado Eduardo Prado – Dispõe sobre o registro do bem imaterial que especifica como Patrimônio Cultural Goiano (Festival Bon Odori, realizado em Goiânia).

– 1609/23 – Autor: Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre a mudança de denominação do estabelecimento de Ensino da Rede Estadual de Educação que especifica (Colégio Estadual Marechal Rondon, no município de Jussara, passa a denominar-se Colégio Estadual Rui Barbosa da Silva).

– 1157/23 – Autor: Deputado Lucas Calil – Dispõe sobre o reconhecimento do bem imaterial que especifica como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano (o movimento da Bandas de Baile do Estado de Goiás).

– 791/23 – Autor: Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre as diretrizes de incentivo às entidades que desenvolvem e fomentam o esporte amador no Estado de Goiás.

Related Articles